As habilidades da PNL que alcançam isto, foram modeladas do hipnoterapeuta Milton Erickson. Elas são similares às técnicas desenvolvidas em sugestologia do hipnoterapeuta Georgi Lozanov.

Um Practitioner de PNL aprende a falar de tal forma que os estudantes relaxam sem ter que usar as técnicas formais de relaxamento ("você está ficando cada vez mais relaxado, seus pés...etc."). O resultado é como ligar a memória de seus alunos na primeira marcha nos primeiros minutos iniciais em sala de aula, começando a aula nos passos já conhecidos pelo aluno e criando o seu ritmo inicial.

Uma das formas básicas que a PNL usa para colocar os estudantes dentro deste estado mental é a ancoragem. Aqui temos um exemplo do que consideramos ancoragem: Às vezes quando você está ouvindo rádio, você ouve uma canção que não ouvia há anos, canção que foi sua favorita há muito tempo. Ao ouví-la, todas as sensações daquele tempo podem voltar, até o som das velhas vozes e as imagens daqueles lugares preferidos podem ressurgir. "A âncora" da canção levou você de volta àquele "estado".

Da mesma forma, quando você volta a visitar sua antiga escola, a âncora traz de volta a sensação de ser de novo estudante da mesma forma, ao iniciar a aula sempre nos primeiros passos, coloca o aluno em um estado de relaxamento, por ser algo de seu maior domínio.
01, 02, 03, 04, 05, 06